ESPECIALIDADES

A

Método de diagnóstico e tratamento utilizado em algumas situações clínicas, que permite a correção de algumas alterações e uma melhoria do funcionamento orgânico global.

Responsável pelo diagnóstico e tratamento de alterações do sistema imune, principalmente relacionada a alergias, que podem ser respiratórias, de contato, causada por medicamentos ou alimentos. 

Proporciona ausência ou alívio da dor nos pacientes que necessitam realizar procedimentos médicos, tais como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais, além de ser responsável pelo tratamento de dores crônicas.

Tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico destas doenças.

C

Especialidade médica que trata das doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

Cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.

A cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral. Isso inclui esôfago, estômago, intestino delgado e grosso e órgãos acessórios, como fígado, vesícula biliar, via biliar e pâncreas. 

Especialidade médica que se ocupa das patologias, cujo tratamento ou prevenção podem ou devem requerer o recurso à cirurgia.

Especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica à exceção das que acometem o coração e grandes vasos.

Especialidade que atua na correção cirúrgica de patologias que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos, com exceção dos vasos da base do coração, da circulação coronária e do encéfalo.

Responsável pela assistência a pacientes adultos com uma ou mais doenças complexas, agudas ou crônicas, englobando cuidados multissistêmicos e integrando outras especialidades. Possui visão global do doente, garantindo a integração dos cuidados, recorrendo, para isto, à opinião de outros especialistas para esclarecer situações clínicas e orientar doentes com grande complexidade diagnóstica ou terapêutica.

D

Especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.

E

Especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo.

F

Ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta.

G

Especialidade da Medicina encarregada de cuidar dos órgãos do aparelho digestivo do corpo humano. Além de observar a estrutura e a função, o especialista analisa possíveis condições que podem acometê-lo.

Especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e da patologia do corpo da mulher e de seu aparelho genital

H

Especialidade médica voltada para o cuidado dos adolescentes. A fase da adolescência é caracterizada pelas transformações físicas e psíquicas típicas do processo de crescimento e desenvolvimento humano.

I

Infectologia ou infecciologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais.

M

Especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias.

N

Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que atingem o sistema nervoso central e periférico.

Nutrição Clínica é a área da nutrição que trata diversas enfermidades por meio de uma alimentação adequada. Essa área também atua na prevenção do surgimento de doenças e no controle de doenças crônicas. A Nutrição esportiva é a área que estuda a relação entre alimentação e a prática esportiva. Ela combina os conhecimentos de nutrição, fisiologia, bioquímica e diversas outras áreas do saber para melhorar os resultados do esportista.

O

Especialidade médica que atua no cuidado das gestantes, acompanhando todo o pré-natal até pós-parto, além da saúde sexual e reprodutiva das mulheres ao longo de suas vidas.

Especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos.

Ortopedia se trata da especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Traumatologia é a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas e lesões ósseas e tendinosas provocadas por eventos traumáticos no aparelho músculo-esquelético ou locomotor.

Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que acometem a orelha, o nariz e a garganta

P

Especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto.

Área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social.

A psiquiatria é uma especialidade médica que atende, diagnostica, trata, reabilita e previne os Transtornos Mentais e de Comportamento.

R

Área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.

U

O médico especialista em ultrassonografia é responsável por perceber e analisar patologias por meio do exame de imagem, sendo necessário ter um conhecimento excepcional em anatomia, fisiologia e patologia.

Especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino.

Mantenha-se conectado com a gente

© Copyright 2023 Sepaco Rede Saúde Paineiras – Todos os direitos reservados – v. 1.0